loading...
Cattleya labiata

Cattleya labiata

09:30:00





Na última lista oficial das espécies da Flora Brasileira ameaçadas de extinção, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) enumera 472 espécies em situação de risco, dentre as quais 34 delas pertencem a família das Orquidáceas. A Cattleya labiata que é considerada uma das mais belas orquídeas brasileiras infelizmente já faz parte desta triste lista. A bela espécie ocorre apenas no Nordeste (Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e pela constante ação do homem pode desaparecer em bem pouco tempo no seu habitat natural.
Expansão das fronteiras agrícolas, queimadas, avanço da especulação imobiliária e da exploração de minérios, além da coleta predatória, são os principais motivos que explicam o progressivo desaparecimento das espécies de orquídeas em seu ambiente natural.
A Cattleya labiata que formava grandes populações em seu ambiente natural, hoje é bem escassa nestes locais. Este triste fato ocorre também com diversas outras espécies de orquídeas em todo território brasileiro e caso não haja uma mudança de hábitos, dos chamados "mateiros" que ainda insistem em desobedecer a lei e extrair exemplares destas espécies em seus ambientes naturais e principalmente de consumidores e colecionadores, que alimentam o comércio criminoso destas espécies, fatalmente haverá uma diminuição significativa na variedade de espécies no país.
Vale lembrar que as orquídeas subtraídas da mata são, em geral, portadoras de fungos, bactérias e outros microrganismos que podem contaminar todo o orquidário, obrigando ao uso sistemático de dispendiosos defensivos químicos.  A qualidade dessas flores é sofrível, em contraste com as do comércio legal, que, além de sadias, apresentam ótima estética, como resultado de longo e cuidadoso trabalho de melhoramento genético, ou seja, adquirir plantas extraídas do mato se torna um péssimo negócio.
Atualmente o Brasil possui espalhados pelo país cerca de 190 gêneros e mais de 2.300 espécies de orquídeas. Esses números poderiam ser ainda maiores caso não houvesse muitas espécies ainda sem serem catalogadas.    






Visite também nossos Blogs: MultifloraMulti VasosMais PlantasSegredo das OrquídeasRemédios da VovóPet de CasaReceitas TianastaciaJardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

SUBSCRIBE