loading...
Conhecendo as Espécies

Orquídeas - Usos e Preconceitos

22:25:00



Algumas espécies de orquídeas tem uso medicinal ou alimentar. O caso mais conhecido é o da baunilha ou Vanilla fragrans. Dela se retira uma essência aromática, já utilizada pelos antigos Incas, na América Central, para aromatização do cacau. Atualmente, a baunilha tem aplicação nas indústrias de alimentação e de cosméticos e duas outras espécies do mesmo gênero, ambas brasileiras, também são utilizadas: V. chamissois e V. planifolia. Muitos perfumes possuem um toque de vanilla em fórmulas.
Das espécies de orquídeas com uso medicinal, uma das mais conhecidas é a "sobrália" de ocorrência na Amazônia. Os índios Carajás a utilizam como contraceptivo feminino. Não foi cientificamente testada, mas costuma ser citada na literatura médica como abortiva.
A orquídea Cyrtopodium sumbarium, a popular sumaré, é considerada cicatrizante e usada contra queda de cabelo.
Alguns fitoterápicos feitos com a espécie podem ser encontrados em farmácias.
Durante anos, a crença popular foi a de que as orquídeas davam azar para quem presenteasse ou recebesse a planta.
Delicadas e difíceis de serem cultivadas, elas deixavam de dar flor ou morriam, o que era interpretado como um sinal de rompimento do relacionamento.
O preconceito contra orquídeas também esteve associado ao fato de elas serem consideradas parasitas, o que não é verdade. As orquídeas são epífitas, ou seja, apenas usam outras plantas como suporte, sem delas retirar nutrientes.
Historicamente os clubes de cultivadores a as associações de orquídeas eram formadas exclusivamente por homens, possivelmente por que a retirada da planta nas matas, em lugares de difícil acesso, era considerada arriscada para mulheres.



Visite também nossos Blogs: MultifloraMulti VasosMais PlantasSegredo das OrquídeasRemédios da VovóPet de CasaReceitas TianastaciaJardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

SUBSCRIBE