loading...
Vanilla planifolia

Vanilla planifolia

22:27:00



O extrato de baunilha é extraída de uma orquídea, planta trepadeira de flores verde-amareladas, originária do continente americano, muito usada como planta ornamental. A baunilha é extraída dos frutos desta bela orquídea que são em forma de vagem alongada, tipo vagem de feijão. O cultivar mais plantada comercialmente é a Vanilla planifolia pela excelente qualidade, embora duas outras espécies de qualidade inferior também são usadas para produzir o extrato, são elas, a Vanilla pompona e Vanilla tahitiensis.
De clima tropical, esta espécie prefere as regiões que apresentam temperatura média superior a 21ºC a precipitação anual de 1.500-2.500mm. Um período seco de aproximadamente dois meses é fundamental para induzir um bom florescimento. A baunilheira não deve ser plantada a pleno sol, pois não tolera fortes insolações e ventos diretos.O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica.
A propagação desta espécie é feita por meio de estacas, que podem ser plantadas diretamente no campo e devem ter, no mínimo, 40cm de comprimento, já que esse tamanho influencia na iniciação do florescimento e frutificação.
Trata-se de uma planta que necessita de sombreamento em torno de 50 a 70% de luminosidade.
Na Natureza a polonização não é satisfatória por ser muito lenta, por isso nos plantios comerciais se faz uso da polinização artificial a fim de aumentar a produção, com isso o rendimento médio dessa prática varia de 800 a 900 polinizações diárias.
A Colheita ocorre cerca de 8 a 9 meses após a polinização, quando os frutos mudam de coloração e ficam mais claras e sem brilho. A planta inicia o florescimento no 3º ano após o plantio, dependendo do tamanho da estaca usada, e a máxima produção de flores é alcançada com 7anos após o plantio. A produtividade média varia de 300 a 400kg de frutos beneficiados por hectare, quando a planta atinge 7anos de idade.
Os frutos passam por um processo de “cura” para que as favas possam desenvolver placas de cristais, onde se encontra a vanila. As favas são desidratadas lentamente, sendo inicialmente imersas rapidamente em água aquecida com temperatura em torno de 70 C levando-as em seguida para secagem, por 4 a 6 dias ao sol, terminando à sombra em tabuleiros. A secagem em estufa é rápida dura cerca de 14 dias, enquanto a secagem ao sol é em torno de 50 dias.





Visite também nossos Blogs: MultifloraMulti VasosMais PlantasSegredo das OrquídeasRemédios da VovóPet de CasaReceitas TianastaciaJardim de Remédios e Moldes Fibratech, um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas redes sociais.

Postagens Relacionadas

0 comentários

SUBSCRIBE